the NachtKabarett

This is a translation.
For the original article, click here.
Bookmark and Share

Marilyn Manson, The Third and Final Beast

All Writing & Content © Nick Kushner Unless Noted Otherwise
Translation by: Lígia Freiberger

O Dajjal é o equivalente no Islâmico à Anticristo, que irá aparecer no dia do julgamento e é mencionado inúmeras vezes em vários livros de tradições de ensinamentos de Mohamed (hadith). Assim como Satã, ele é um grande mentiroso, o faz crer em algo que não é verdade, ele o ensinará que o Céu é o Inferno e o Inferno é o Céu. Tem habilidade de fazer magias que irão revelar o mundo como tal. E também como Satã, ele estima o homem sobre Deus. Ele é descrito como fisicamente azarado, tendo a palavra “Kafir” (arábico, "mentiroso" ou "blasfemo") marcada em sua testa e é cego de um olho. Em um dos livros de Mohamed (Hadith) escrito por Hadhrat Huzaifah, diz que o Dajjal é cego do olho esquerdo. A esquerda sendo o caminho pelo qual um barrado (rejeitado dos céus) viaja para longe de Deus, e também olho o qual Manson “cegou” perpetuamente.

Em contrapartida a isto, durante toda a Era do Mechanical Animals, Manson usou uma lente vermelha referente ao “olho de fogo” de Cristo, do Livro do Apocalipse. Tornando-se o Cristo Mecânico:

E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro. E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo;
Apocalipse 1:13-14
Marilyn Manson, 1997. o Anticristo Superstar.
Apenas sendo uma pessoa devota a Cristo, o mago pode usar seus poders para controlar com Máximo efeito todos os elementos. Este é um modo pobre de ver a magia, porém absolutamente vital: o mago, ele mesmo, é um ser humano passível de erros, e não pode fazer mais do que os humanos, mas quando ele se curva a Deus, o mago se torna capaz de agir como um Deus.
The Tetragrammaton by Donald Tyson

 

O Anticristo & Falso Profeta

Colaboração entre Nick Kushner, Brad Jaeger & Gilles Maurice


"Antéchrist (Página 189)

Oposto a Jesus Cristo, inimigo de Jesus-Christo. É dito na escrita sagrada que no tempo dos Apóstolos existiram vários Anticristos. Carrega o particular significado de um inimigo sedutor da verdadeira Religião, que de acordo com a opinião comum, virá no fim dos tempos. A hora da vinda do Anticristo é incerta. Os falsos milagres do Anticristo."

Nicot, 1694 (primeiro dicionário Francês)
Primeira definição conhecida de um Anticristo.
Marilyn Manson rasgando páginas da Bíblia enquanto tocava
Antichrist Superstar durante a turnê Dead to the World.

Através da Era Holy Wood, que representa a retaliação de Manson com o mundo por ser impiedosamente um bode expiatório depois de Columbine, ele continuamente se comparou com a terceira besta, dizendo seu nome frequentemente como MM3. Além da referência, vindo à tona, ao estágio final de sua transformação dentro da Tryptich, formado pelos três álbuns, "Antichrist Svperstar" - "Mechanical Animals" - "Holy Wood," e as três bestas/fuhrers/messias que ele encarnou sucessivamente durante essas três eras-chave. Esse título "Terceira e Última Besta" tem um significado profundo quando associado com várias fontes escatológicas. Nostradamus previu que haveria 3 grandes anticristos, os primeiros dois seriam Napoleão e Hitler, o terceiro revelar-se-ia para nosso mundo presente com seu nome associado ao imaginário bíblico da Grande Besta.

Nasce o pequeno chifre
Marilyn Manson, Little Horn

Um dos mais exóticos elementos contidos no "Antichrist Svperstar," é a natureza e identidade de "Little Horn." As origens de "Little Horn" como as da Triptych, tem raízes nas visões proféticas de Daniel no livro de Daniel & St. John no último livro da Bíblia, Apocalipse. Mais especificamente nas bestiarias satânicas incrívelmente que ambas as visões envolvem.

Diferente dos outros 65 livros, Apocalipse, o livro final da Bíblia (que Manson começou a usar referências no vídeo da "Get Your Gunn" em 1994), é uma bíblia única, no sentido de que é escrita começando por eventos de um apocalipse que ainda não aconteceu. Por causa disso é o mais mal compreendido e mal interpretado livro da Bíblia.

Little Horn é descrito por primeiro do livro de Daniel; Daniel, um prisioneiro do exército da babilônia foi designado a ser o intérprete dos sonhos do Rei Nebuchadnezzar. E é só depois da metade do livro de Daniel que suas próprias visões são mencionadas, revelando a vinda das quatro bestas:

  • O LEÃO
  • Representa o império da Babilônia, o poder.
  • O URSO
  • Representava o império Persa (resistência)
  • O LEOPARDO DE QUATRO CABELAS
  • Criatura que representava o império Grego (agilidade)
  • A BESTA TERRÍVEL
  • Representava o império de Roma (habilidade destrutiva)
    Duas interpretações da quarta besta do livro de Daniel, com seus grandes dentes de ferro e dez chifres. Esquerda; note o "pequeno chifre" encoroado crescendo da cabeça da besta.

    Manson iria mais tarde graficamente invocar a quarta besta das visões de Daniel, e a primeira besta* do livro Apocalipse, no "Holy Wood," no começo do vídeo da "Disposable Teens."

    E vi subir do mar uma besta...
    Apocalipse 13:1
    Depois disto eu continuei olhando nas visões da noite, e eis aqui o quarto animal, terrível e espantoso, e muito forte, o qual tinha dentes grandes de ferro; ele devorava e fazia em pedaços, e pisava aos pés o que sobejava...
    Daniel 7:7

    A emergência de Manson da água na abertura do vídeo é a primeira imagem que vemos de Manson na Era Holy Wood. Surgindo da água para retornar e clamar retribuições contra aqueles que depois de terem sido culpados, foram deixados para morrer no mundo. A representação de Manson em "Disposable Teens" é da quarta besta das visões de Daniel e da primeira besta do livro Apocalipse (com características animais, nota-se o dente de ferro, e a expressão de desejo de matar presentes na face da besta), surgindo para alturas desumanas para pisotear os que estão abaixo. O Cabelo longo é símbolo de poder, como na historia de Sansão e Dalila, cuja força sobrenatural que possuía vinha de seus longos cabelos. ("...se viesse a ser rapado, ir-se-ia de mim a minha força, e me enfraqueceria, e seria como qualquer outro homem." Juízes 16:17).

     

    Camiseta "Última Besta" (relançamento em 2006 de um item clássico do Manson).
    Os três logos das eras fevocando um ao outro a tríade/sucessão das bestas em si.
  • NA primeira Besta do Apocalipse, ou besta do mar, é na verdade uma junção das primeiras 3 bestas de Daniel com mais 4 cabeças:
  • E vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia. E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio. E vi uma das suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta.
    Apocalipse 13:1-3

    Esquerda: Screenshot do vídeo da "Cryptorchid"; Areias de uma praia pelo mar, remanescente da Visão de João, quando ele testemunha a primeira besta/anticristo surgir da água, como se ele estivesse observando da costa.

    Direita: Detalhe do encarte do single da "Tourniquet" Embora Manson geralmente pegue o papel da personificação do Anticristo e da Besta, nota-se o cabelo da cor do leopardo, o nariz e boca com formatos felinos, de um leão, e o bulbo no olho esquerdo de Pogo, que indica um sugestivo ferimento que fora remendado. Esta é uma foto da primeira besta que surge do mar.

    Além de sua aparição da água no vídeo da "Disposable Teens," Manson vez várias outras alusões à primeira besta do Apocalipse em seu trabalho, citando uma passagem relacionada ao seu número no vídeo da , se referindo ao seu machucado no encarte do single da "Tourniquet," transportando suas marcas em várias ocasiões, evocando sua boca arrogante nas projeções enquanto cantava "You and Me and the Devil Makes 3" durante a turnê Rape of the World, e o abismo sem fundo onde vem da música "Little Horn," bem como desenvolveremos mais tarde nessa análise. A escolha de Manson para se relacionar à esse particular personagem não foi feita aleatoriamente, por ser frequentemente interpretada por especialistas como sendo o Anticristo. Além disso, a crença popular associa essa besta profética ao Nero Caesar, uma figura que Manson também personificou durante suas entradas na turnê Guns, God and Government.

    Duas representações da primeira besta do Apocalipse. Esquerda: Em uma xilogravura Durer, idolatrada com a segunda besta. Direita: Em um tapete medieval, recebendo poder do Dragão Vermelho/Satã.

    A alusão mais evidente à primeira besta continua com um apelido evocativo, "A Hidra," Manson se auto-intitula como tal na música "Antichrist Superstar," e refere-se de um modo sutil, mostrando rapidamente uma hidra aquática antes do empoderamento do verme, bem como uma evocação da costa do mar de João no vídeo da "Cryptorchid."

    "Corte a cabeça fora/Ela cresce mais forte/Eu sou a hidra/Agora vocês verão sua estrela"
    Marilyn Manson, Antichrist Superstar
    Duas representações de Hércules lutando com a Hidra Lernean (note as cabeças machucadas/cortadas). Esquerda: Antiga cerâmica mantida no Louvre. Direita: Gravura de 1565 pelo aritsta Alemão, Cornelis Cort.

    "Eu sou a hidra" é uma afirmação prepotente, que pode ser conectada aos ensaios de Hércules. Ambos a Hidra Lernean (a única que Hércules combateu), e a primeira besta, compartilham um número de similaridades. Primeiramente, elas são descritas como tendo sete cabeças. Segundamente, ambas referências à Hidra diz da habilidade de renegerar qualquer machucado, "Corte a cabeça fora/Ela cresce mais forted", que faz um paralelo a batalha de Hércules quando a Hidra reconquista sua cabeça arrancada, e a Hidra (besta do mar) no Apocalipse: "Uma das cabeças da besta pareceu ter tido um machucado fatal, mas o machucado fatal foi curado." Além da alusão sutil em "Cryprtorchid," Manson destilaria mais tarde mais referências óbvias à Hidra, com a inclusão das representações de Typhon e Medusa no cartão em flash Love Song, duas bestas transportando similaridades com (e, na verdade, relativas) a Hidra Lernean.

    "A Hidra" presente por um breve segundo antes do refrão da "Cryptorchid."

     

  • A segunda besta do livro Apocalipse não está presente nas visões de Daniel, ela surge da terra como é descrita pelo apóstolo João:
  • E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como o dragão.
    Apocalipse 13:11

    O fato que é apelidado "falso profeta" mais tarde no texto, bem como suas características de cordeiro, são remanescentes dessa passagem do livro de Mateus:

    Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.
    Mateus 7:15
    Esquerda: Fotografia tirada durante a gravação de "Disposable Teens," mostrando Manson vestido de ovelha, e nos levando a aparência de um "falso profeta" (Note também a Cruz Tau na testa do Manson).
  • A terceira e última besta do livro Apocalipse que Manson associou com o "Holy Wood" foi o Dragão Vermelho (o qual Satã disfarçou-se), que apareceu no capítulo antes do Apocalipse, e mais tarde faria o time com as outras duas bestas, em seu plano de enganar o mundo.
  • E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas.
    Apocalipse 12:3

    Agora compare suas características com a Terrível Quarta Besta de Daniel:

    Depois disto eu continuei olhando nas visões da noite, e eis aqui o quarto animal, terrível e espantoso, e muito forte, o qual tinha dentes grandes de ferro; ele devorava e fazia em pedaços, e pisava aos pés o que sobejava; era diferente de todos os animais que apareceram antes dele, e tinha dez chifres.
    Daniel 7:7

    Todas as maiores autoridades religiosas concordaram que embora Daniel tenha omitido a menção das sete cabeças (ou que elas simplesmente não eram presentes em sua visão), sua terrível besta de dez chifres é, sem dúvida, o Dragão Vermelho de sete cabeças. Claro, a besta de Daniel compartilha a mesma semelhança com a primeira besta de João, mas o fato é que mais tarde, na verdade é um "frankenstein" das três primeiras bestas de Daniel, misturadas naquelas que rejeitam essa possibilidade.

    Duas representações do Dragão Vermelho. Esquerda, "A Mulher vestida com o Sol & o dragão de sete cabeças," de Albrecht Dürer, 1496. Direita, "O número da Besta é 666," de William Blake, 1805.

    Vamos voltar à visão de Daniel. Enquanto ele contempla o significado dos chifres da quarta besta, ele testemunha a aparição de um "pequeno chifre":

    Estando eu a considerar os chifres, eis que, entre eles subiu outro chifre pequeno, diante do qual três dos primeiros chifres foram arrancados; e eis que neste chifre havia olhos, como os de homem, e uma boca que falava grandes coisas.
    Daniel 7:8

    Manson descreve esse nascimento do pequeno chifre no título da faixa portando o mesmo nome, "Out of the bottomless pit comes the little horn, little horn is born", ele imita um segmento do Apocalipse, onde um dos sete anjos fala com John sobre a besta final:

    A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição;
    Apocalipse 17:8

    Isso claramente mostra que Manson associa o pequeno chifre de Daniel com a primeira besta/Anticristo de João, e vossa Besta Terrível de Daniel com o Dragão Vermelho, enquanto uma e a mesma besta de sete cabeças. Uma referência muito mais direta ao Dragão Vermelho e sua relação com o Anticristo/pequeno chifre pode ser encontrada no encarte acompanhando as letras da música "Antichrist Superstar," no encarte, como os primeiros versos do Apocalipse 12 (incluindo o verso acima) estão integrados na página, e agregadas com as letras em uma continuidade surpreendente.

    Visão de uma besta com chifres, personificado pelo Manson no vídeo da "Sweet Dreams (Are Made of This)."

    Enquanto inúmeros debates sobre a identidade de little horn foram publicados, para nossa sorte, nós estaremos trabalhando com o contexto que Manson usa little horn, o qual por acaso é a crença mais aceita, isso é o Antichrist, e foi apelidado de "falso ídolo," e exigiu ser adorado pelas pessoas que atacaram o terror. Especificamente, o pequeno chifre (ou primeira besta, dependendo da profecia) serviu para vários propósitos. Primeiramente, "diria palavras contra o mais alto." Também serviu para contestar os santos, e fazê-los batalhar, e eventualmente importunar e aborrecer aqueles que adoravam Deus, e não o Dragão Vermelho.

    A segunda besta ajudou o pequeno chifre. De fato enquanto a primeira besta era chamada de “falso ídolo” a segunda besta era chamada de “falso profeta”. A segunda besta iria frequentemente "E exerce todo o poder da primeira besta na sua presença, e faz que a terra e os que nela habitam adorem a primeira besta... " (Apocalipse 13:12)

    Agora, com nosso conhecimento nas três bestas, é hora de explicar a trindade que elas formam. Assim como a Santíssima Trindade existe, o livro Apocalipse sugere uma trindade profana. Isto é razoável por que se encaixa perfeitamente com o tema de Marilyn Manson na dicotomia sempre presente no seu trabalho. Assim como Deus e Jesus são um, e o mesmoe ("Eu e o Pai somos um.", João 10:30), então também são Satã, e o Anticristo. E tanto como o Espírito Santo é uma força dirigida por Deus, O Falso Profeta é a força dirigida por Satã.

    • A besta vinda do Mar, também conhecida como primeira besta, o falso ídolo, o anticristo e o pequeno chifre (E A Hidra).
    • A besta vinda da Terra, também conhecida como a segunda besta, e o falso profeta.
    • O Dragão Vermelho, também conhecido como Satã, Lúcifer, o príncipe esperado. Mais dois nomes são dados ao dragão vermelho por causa do Manson, “A terceira e última besta."
    "Lucifer" (Aquarela por Marilyn Manson, 1999). Uma representação mais direta do anjo caído de Deus mais bonito. Para mais referências à queda de Lúcifer do céu, visite nossa página na era The High End Of Low.

    Vamos voltar ao vídeo da "Cryptorchid" e suas evocações sutis da transformação do verme, que vem do Nietzsche, Darwinismo e da Bíblia. Quase tão importante quanto a momentânea invocação da Hidra, é onde cai no contexto da música em si. A letra, que cai imediatamente depois do tiro da Hidra são bem conhecidas:

    Pique seus dedos...
    E está feito...
    A lua agora entrou em eclipse com o sol...
    O anjo abriu suas asas...
    A hora chegou para coisas amargas...
    Marilyn Manson, Cryptorchid & Antichrist Superstar
    Manson com o Anjo, herdando a pose Baphomética, do interior do "Antichrist Svperstar"

    Assim, "Cryptorchid" serve como um ponto de transformação. Como Little Horn foi o nascimento do Anticristo, "Cryptorchid" é quando ele recebe seus poderes e ganha suas asas (lembrando que o anticristo é o mesmo que Satã).

    Prova do fim dessa transformação é o fim do criptorquidismo (quando um dos testículos não desce na hora do nascimento) metamórfica de ser um menino e não um homem (não desenvolvido, não transformado). Sabemos que o criptorquidismo acabou devido a esses poucos segundos em "Cryptorchid," que claramente mostra um pênis e duas bolas brancas (representando os testículos) em seus devidos lugares. Desde então acabou. A transformação agora pode ser completa.

    O saco escrotal abaixo do pênis, assim significando o fim do criptorquidismo, e do fim da inaptidão metamórfica dos vermes em se transformarem em anjos.

    Outra prova dessa transformação pode ser encontrada nos breves segundos onde o símbolo “Shock” adornado de asas pode ser visto acima do “verme," que está se desfazendo (e simbolicamente se livrando de sua própria concha).:

    Órgãos sendo puxados para fora do corpo imita a morte de Deus (Para mais desse conceito : A Era de Horus & Deus Moribundo) no filme "Begotten," onde o vídeo de "Cryptorchid" é uma recriação parcial do mesmo. Essa irradiante alegoria de uma vida prévia se encaixa na temática da maturação constante e da transformação do verme. Note as asas do símbolo shock sob a cabeça de Manson, indicando uma transformação iminente. Manson também usou uma referência Bíblia mais direta e literal para o seu conceito de Verme no encarte do ACSS, citando Isaias 66.

     

    Por fim, sabemos que a transformação será de um mal indescritível, como o clipe "Cryptorchid" também tem um pedaço onde aparece uma cobra escorregadia.

    A cobra presente no clipe "Cryptorchid" foi durante muito tempo um símbolo de Satã ou de traição, desde a história original de Gênesis. É também uma evocação de transformação, como o animal também é conhecido por mudar sua pele várias vezes durante a vida.

    E além de tudo, nosso personagem já esta marcado para uma vida de miséria.:

    E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão, Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro."
    Apocalipse 14:9-10

    Testa marcada pela besta, e sua mão direita manchada com marcas. Aqueles identificados pela besta como os não devotos de Jesus Cristo, ou um herege. Normalmente só se poderia ser marcado apenas nas mãos, ou na testa, não os dois, dando ênfase na maldade do verme.

     

    Todos esses elementos, tudo dentro dessa seção, embora alguns sejam mais obscuros e esotéricos, têm pouca relevância mesmo sabendo quão evidentes eles são. Por causa da Bíblia, Cristianismo e religião têm uma influência muito grande sobre a sociedade e o mundo hoje, invocando imagens a partir deles, seja ou não elas reconhecidas pelos leigos, esses elementos são visuais e, portanto, são percebidas apenas de forma implícita e de associação. Quer ou não um fã, ou um telespectador, reconhecem os dentes de metal como sendo uma das bestas de Daniel do livro Apocalipse, pela grande influência da Bíblia na sociedade hoje, com imagens que soam como algo “maligno” e forte, pela inerência que o cristianismo tem sobre a psique popular. E dito tudo isso junto com um senso, fazem Marilyn Manson o Anti-Cristo e uma besta, mesmo em um nível subconsciente para os ignorantes ou os que desconhecem dessas conotações.

     

     

    Para mais referências pertencentes ao Livro do Apocalipse durante diferentes épocas da banda, veja os seguintes artigos no NACHTKABARETT:

    REVELATION PASSAGES
    Get Your Gunn video
    THE RED DRAGON
    Antichrist Svperstar art
    MARKS OF THE BEAST
    Celebritarian emblem
    WHORES OF APOCALYPSE
    Personal Jesus video
    ARMA...GEDDON
    The High End of Low