the NachtKabarett

This is a translation.
For the original article, click here.
Bookmark and Share

All Writing & Content © Nick Kushner Unless Noted Otherwise
In collaboration with Gilles R. Maurice
Translation by: Nina Bogo

Entre as representações bíblicas e as referências à Baphomet, o Tetragrammaton, o Tarô e as variações do logo Shock, o encarte do Antichrist Svperstar também inclui passagens bíblicas de Isaías e do Apocalipse - relacionadas com Satanás e maldição eterna e pertencentes à encarnação de Manson nos personagens Verme e Anticristo, discutidos anteriormente na Terceira e Última Besta

 

"A hora chegou, é bastante óbvio
O nosso Anticristo
está quase aqui."

Marilyn Manson, Antichrist Superstar
Página do encarte do Antichrist Svperstar com a passagem do livro Apocalipse descrevendo a aparição de Satanás na forma de um dragão de sete cabeças, que, combinado com a letra, cria uma nova história e faz alusão à ascendência do Anticristo. Na parte superior da imagem há um título “incompleto” (The Rev...), que pode ser referência ao título do Manson de Reverendo por Anton LaVey em 1994 na Igreja do Satã, o qual Manson nunca esteve tão perto de uma evocação do papel quanto na sua era de Antichrist Svperstar.

“E lá apareceu um grande sinal no céu; uma mulher vestida de Sol, a Lua sob seus pés e, sobre sua cabeça, uma coroa com 12 estrelas. Ela estava grávida e, com as dores do parto, gritava com ânsias de dar à luz. Viu-se outro sinal do céu: era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres e na sua cabeça sete diademas. Sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu e lançou-as sobre a terra. Seu filho foi arrebatado para Deus e para seu trono.”

Apocalipse 12:1-5

Além da conotação Satânica da passagem, várias referências para as forças do mal (especialmente sua encarnação mais tarde na Terceira e Última Besta, a combinação do fundo vermelho com as letras cria um novo enredo, mostrando o Anticristo e suas origens na relação com Satanás, identificando-o como o misterioso filho do Apocalipse. Note o quase-homônimo com o sobrenome emprestado do nosso rockstar e o fato que é muito como a Besta do Apocalipse, o pequeno chifre de Daniel e o Manson através de suas performances estilo Nuremberg, o filho homem é representado como um poderoso imperador despótico. Notavelmente, o tema de devoração que Manson continuaria a usar e abusar até os dias atuais, já está presente aqui.

 

"Quando o verme consome o garoto nunca é considerado estupro"

Marilyn Manson, Cryptorchid
Detalhe do encarte de Antichrist Svperstar com Manson encarnando o verme (contorcendo-se e mudando de forma), cuja natureza bíblica é revelada a nós através da passagem de Isaías (repetido em Marcos 9:44, 46 e 48) sobreposta com as letras de Deformography. Um lembrete da dor desumanizadora que aguarda os condenados ao inferno.

E será desde uma lua até a outra e desde um sábado até o outro, virá toda a carne a adorar perante a mim, diz o Senhor. Sairão e verão os cadáveres dos homens que prevaricaram contra mim; porque o seu verme nunca morrerá, nem seu fogo se apagará; serão um horror toda a carne.

Isaías 66:23-24

Embora a inclusão, obviamente, reforce o tema Nietzscheano proeminente do verme em letras e imagens (como a fase inicial Anticristo/Anjo), essa mensagem em particular do Antigo Testamento evoca o verme mais como uma imagem que expressa o sofrimento eterno, a desumanização e os tormentos do inferno para descrever o estado doloroso e a vil aparência dos condenados pós-julgamento, as suas deformações, a obscenidade, a regressão, a contorção. O significado também pode se relacionar à separação entre as pessoas "horríveis/abomináveis" e as "bonitas", na música epônima do Manson. A parte subliminar destacada “o seu verme não morrerá” esclarece o ponto e lembra, ainda, a repetição de escrituras muito semelhantes em 3 versículos do Novo Testamento que descrevem o inferno (originalmente estavam interligados com versos evocados no artigo "Amputação do Pecado":

Onde seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.

Marcos 9:44, 46 & 48

No entanto, a representação primária do Verme feita por Manson foi uma metáfora ao estado mais baixo que o homem pode permanecer e está presente na bíblia:

E quanto menos o homem, que é um verme,
e o filho do homem, é um vermezinho!

Jó 25:6

A metáfora também está presente em Salmos, onde Davi compara um crente cuja fé é testada a base de tortura à criatura mais miseráveis de todas, que também transcedentalmente antecipa os sofrimentos de Cristo:

Mas eu sou verme e não homem, opróbrio dos homens e desprezado do povo.
Salmo 22:6

 

S e e   a l s o   o n   T h e   N A C H T K A B A R E T T :



THE THIRD & FINAL BEAST - THE ANTICHRIST | Marilyn Manson's successive incarnations of Satanic beasts from the Biblical prophecies including The Red Dragon, under the Third and Final Beast (of Revelation) title, also presenting an interresting view on the worm's transformation into the Angel/Antichrist/Hydra.

"When the boy is still a worm it's hard to learn the number seven" Marilyn Manson, Cryptorchid.
"The Angel has spead its wings..." Marilyn Manson, Cryptorchid & Antichrist Superstar.


Click for full article


LITTERARY VICES - FRIEDRICH NIETZSCHE | "You have made your way from worm to man, and much in you is still worm. Once you were apes, and even now, too, man is more ape than any ape." Nietzsche, Thus Spoke Zarathustra, prologue.

"The whole metamorphosis theme really comes from my studies in Social Darwinism. There's been the theory of man as a worm that then transforms into an ape, and finally into a man. [...] I wouldn't say anything inspired it other than things I've read -- the ones I've mentioned and books like Antichrist by Nietzsche." MM, Guitar World, December 1996

Click for full article