the NachtKabarett

This is a translation.
For the original article, click here.
Bookmark and Share

All Writing & Content © Nick Kushner Unless Noted Otherwise
Translation by: Heather Quick

"Trismegistus" é o título da exposição do Manson que foi aberta em Paris no dia 14 de Setembro de 2004, e seguindo com exibições ao redor do mundo. O quadro que tem esse título é uma aquarela tripla do rosto de Cristo, e foi nomeado a partir do grande mágico Hermes Trismegistus, que é creditado por alguns como sendo o iniciador (pelo menos metaforicamente) da Alquimia.

A representação histórica mais comum e conhecida de Hermes Trismegistus.

"Hermes Trismegistus "Hermes, O Três-Vezes Grande." O Deus Grego Hermes e o Deus Egípicio Thoth mesclou em uma figura que foi dita ser o primeiro e maior mágico. Hermes Trismegistus, renomado por ser um antigo padre Egípicio e mágico que foi creditado por escrever quarenta e dois livros coletivamente conhecidos como a literatura Hermética. Esses livros, incluindo o "Emerald Tablet" e "Divine Pymander," descrevem a criação do universo, a alma da humanidade, e o caminho pra alcançar o renascimento espiritual."

“A Trindade”. Flemish Origin
Cerca de 1500 CE
Como muitas representações alegóricas Cristãs, a simbologia é ilustrativa de temas religiosos, nesse caso, por exemplo, o conceito Cristão da Trindade. Mas as raizes do Cristianismo vêm da adoção de crenças pagãs, se intencional pelo artista, os temas presentes representam mais aqueles no Oculto, do que na perspectiva Cristã. Similarmente com a representação de Cristo na pose Baphomética delienada antes, que vai através dos séculos da cultura que assimilou o conceito e tornou-se irreversivelmente entrelaçada. Da mesma forma, com o quadro acima que, mesmo se o conceito intencional é representar um aspecto da Trindade, suas raizes vêm do ocultismo Pagão, da representação de Hermes Trismegistus.

Assim como "A Árvore da Vida" de Israel Regardie, um livro famoso na Alquimia, Cabala e no oculto, referenciado várias vezes no Nachtkabarett e que Manson usou muito da imagem durante o "Holy Wood." O termo "Cabala Hermética" ou "Cabala Ocidental," é uma que vem de Hermes Trismegistus. Como dito no artigo Lamb Of God.com, a Cabala Hermética é a versão Ocidentalizada da Cabala, absorvida com a mitologia Egípicia, Alquimia e Magia Sexual. É o tipo de prática mágica que Aleister Crowley usou mais abertamente, que foi popularizada na virada do século XIX pela Aurora Dourada e continua sendo praticada atualmente pelo O.T.O. ou "Ordo Templi Orientis," ou "Ordem do Templo do Oriente."

O Deus Hermes também é personificação Grega do Deus Romano Mercúrio. Para mais sobre o Mercúrio e suas evocações com o Manson, veja a seção ALQUIMIA E CABALA do NACHTKABARETT.

Para manter-se com a imagem atual, um antigo realce de Hermes Trismegistus representado como um cavaleiro de três cabeças
Familiarmente e muito similar à representação acima, a imagem do Cristo de três faces apareceu primeiramente na história do Marilyn Manson em uma camiseta em 1997 na era "Antichrist Svperstar," carregando o decreto "SEE NO TRUTH - HEAR NO TRUTH - SPEAK NO TRUTH" com o outro lado escrito BELIEVE como ilustrativo da hipocrisia Cristã.
Veronica's Veil
Domenico Fetti (cerca de 1620)

Uma representação muito famosa empresta outra dimensão para a aquarela "Trismegistus": É a Santa Verônica com o Véu. No conhecimento Cristão, é dito que em seu caminho para Gólgota, quando Cristo caiu, a Sta Verônica o ofereceu um pano, limpando sua face e deixando a imagem de seu rosto para sempre. Assim é como a Sta Verônica ficou conhecida e representada ao longo da história e arte.

Saint Veronica with the Veil
Mattia Preti (Il Cavaliere Calabrese)
c. 1655-1660

Junto com o simbolismo oculto de Cristo como Trismegistus, o elemento adicionado da aquarela do Manson executou acima do que se assemelha a uma tela suja, e é muito remanescente da efígie de Cristo em cima de um pedaço de pano (não confunda com o Sudário de Turim) como representado através da arte ao longo dos anos.

Pano de Verônica na gravura "Sudarium" de Albrecht Dürer de 1513.

 

Manson em frente a sua criação, "Trismegistus" na epônima exposição em 2004.