the NachtKabarett

This is a translation.
For the original article, click here.
Bookmark and Share

All Writing & Content © Nick Kushner Unless Noted Otherwise
Collaboration with Gilles R. Maurice
Translation by: Heather Quick

“Dos diversos monogramas de Cristo, o Chi Rho é um dos mais antigos. É geralmente formado pelas letras gregas Chi (X) e Rho (P). Essas são as primeiras letras da palavra grega “XPICTOC” (pronunciado Christos), que significa "Cristo." O monograma foi estilizado em uma variedade de maneiras imaginativas ao longo dos séculos. Outros símbolos são às vezes adicionados ao monograma para chamar atenção a um atributo particular ao nosso Senhor."
SÍMBOLOS NA ANTIGA ARTE CRISTÃ E ARQUITETURA.
Capa do single "Personal Jesus" de 2004 com a inicial da música, "PJ" em uma variação do Chi-Ro afiado como uma espada. Para algumas extenções, a estilização de um símbolo Cristão em uma arma é remanescente da Arma Crucifixo da era Holy Wood.. Estilo universal do Cristograma, o "X" é super-imposto no "P" e os símbolos de Alpha e Omega ("Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, diz o Senhor..." Apocalipse 1:8; o Começo e o Fim) que Manson trocou por dois Ms para sua própria variação em 1997.

Camisa da era Antichrist Svperstar, aproximadamente em 1997, mostrando uma foto da banda inteira e atrás levando uma corrupção do Cristograma que reapareceria dentro da arte do Manson 7 anos mais tarde, no single da cover do Depeche Mode, "Personal Jesus" em 2004. O símbolo reverso, como declarado, é uma estilização do que é conhecido como o Chi-Rho ou Cristograma; um único símbolo (chamado de monograma), que representa o nome de Cristo. Usado ironicamente, claro, com o Manson "aureulado" personificando o 'Anti-Cristo', com seu próprio símbolo shock dentro da abertura dos símbolos "P" na arte preta.

Ícone da loja do MarilynManson.com, contendo a imagem "Personal Jesus."

 

 

Contribuição por Giorgio D.

Para o single de Personal Jesus, a capa contém uma cruz vermelha e branca. Essa cruz é normalmente conhecida como a cruz de São Jorge. Não é para ser confundida com a bandeira da Cruz Vermelha. É a bandeira nacional da Inglaterra, e também é o símbolo de Milão, Genoa, Freiburg e Montreal. Em 1277 tornou-se oficialmente a bandeira da Inglaterra. Depois a Inglaterra juntou-se a Escócia pelo Ato de União. Em 1707 uma bandeira foi criada, na qual foi usada para todas as importâncias nacionais, mas a bandeira da Inglaterra lembra a cruz de São Jorge e continua a ser usada mostrando aliança a Inglaterra sozinha. A bandeira de São Jorge também está no rank de um almirante da Marinha Britânica e embarcações civis estão proibidas de embarcar. Contudo, navios que se salvaram em Dunkirk durante a Segunda Guerra Mundial estão autorizadas a embarcar como Jack.

São Jorge é o padroeiro da Inglaterra e de vários outros países e regiões. Ele é tradicionalmente mostrado matando um dragão para salvar uma linda dama. Seu dia é 23 de Abril. Capa do single "Personal Jesus" do Depeche Mode em 1989. A versão percursora para ilustrar a interpretação de Manson e retrato, não só da música, mas também da capa original.
Mas em seu peito uma cruz sangrenta que ele suportou,
A querida recordação de seu Senhor morto,
Para os cujos amores doces que os crachás nós usamos
E morto (como vivo) ele sempre adorou.

A lenda de São Jorge e o Dragão é criada popularmente pela "Legenda Áurea" e traduzida para o Inglês por Caxton. Um terrível dragão tem devastado todo o país em torno de uma cidade da Líbia, chamada Selena, fazendo sua toca em um pântano. Sua respiração causou pestilência quando se aproximou da cidade, então as pessoas davam ao monstro duas ovelhas todo dia para satisfazer sua fome, mas quando as ovelhas falhavam, uma vítima humana era necessária e os lotes foram sorteados para determinar a vítima. Em uma ocasião, o lote caiu em nome da filha do rei. O rei ofereceu toda sua riqueza para comprar um substituto, mas as pessoas prometeram a elas mesmas que nenhum substituto seria autorizado, então a dama, vestida como uma noiva, foi levada ao pântano.

Alguns antigos mitos afirmaram que São Jorge chacinou o dragão com uma espada em forma da Cruz de Lorraine.

Lá, São Jorge deu a chance de fugir, e perguntou à dama o que ela queria, mas ela o mandou levá-la temendo que ele também talvez a matasse. O bom cavaleiro ficou, e quando o dragão apareceu, São Jorge fez o sinal da cruz, o atacando com sua lança. Então, pegando a dama pela sua cintura, ele saltou em torno do pescoço do monstro e eis que a princesa estava apta a seguir como um cordeiro. Eles então retornaram à cidade, onde São Jorge falou para as pessoas não terem medo, mas serem batizadas, depois que ele cortou a cabeça do dragão e todo o povo da cidade estava convertido. A referência mais antiga na arte é provavelmente encontrar uma lápide de um antigo Romano em Conisburgh em Yorkshire, considerado a pertencer a primeira metade do século vinte. Em alguns mitos, ele chacinou o dragão com a espada de São Jorge e formatou como a Cruz de Lorraine, então, provavelmente, não é concidência que o Cristograma do Personal Jesus tenha sido estilizado para encaixar com a forma da espada. Ainda naquela direção, a parte mais baixa do P foi feita pontuada, no costume de várias cruzes heraldicas, chamadas "fitched" (NT: Não existe tradução dessa palavra, mas ela é usada para definir esse tipo de cruz. Com a parte de baixo parecendo uma espada. Veja Exemplo) a parte mais baixa, que tem o formato de uma espada, foi colocada no chão. Podemos falar aqui que é um "Cristograma "Fitched."

 

ONE: O que te impulsionou a gravar a cover de "Personal Jesus" do Depeche Mode?

MM: Quando eu abandonei a ideia de fazer meu dueto com a Shirley Manson no CD, eu não estava bem e estava quase para abandonar a música. E então escutei "Personal Jesus" no rádio. Enquanto escutava, imediatamente imaginei como eu interpretaria essa música. Minha interpretação é um pouco diferente da de Dave Gahan e eu sabia que gravando-a, me autorizaria a dizer coisas muito poderosas sobre política e religião.

ENTREVISTA PARA A ENTREVISTA FRANCESA 'One' Hors Série, Dezembro de 2004.
Tradução: Gilles R. Maurice.

 

Mão estigmata de Manson coberta com o bandaid de Deus. O tema do estigmatismo aparece depois mais completo dentro das atualizações do MarilynManson.com seguido do lançamento do vídeo. Para mais do conceito do Bandaid de Deus, visite o artigo sobre Passagens Bíblicas dentro das aquarelas do Manson. Imagem aparecendo numa fração de segundo. Enquanto o flash subliminar de Jesus aparece, forma-se um Messia Tricéfalo com o rosto de Manson remanescente do tema de Trismegistus (uma pintura que veio à tona no mesmo período).
As associações dos temas do stigmata e celebridade, e o jeito que os machucados expostos/escondidos são mostrados, referem-se ao jeito que o próprio Manson uma vez já foi estigmatizado e feito de bode expiatório pela mídia. Pode ser diretamente relacionado ao Padre Pio (1887 - 1968); ele foi um padre Capuchinho que ficou famoso pelo seu estigmata, normalmente coberto com mitene ou faixas (que faz deixá-las mais visíveis). É dito que ele foi responsável por vários milagres e foi canonizado em 2002, com o nome "Santo Pio da Pietrelcina." Sua grande popularidade diante dos fiéis fez dele um caso único na história recente do Cristianismo, cuja a imagem fica onipresente em bijouterias, e mesmo levado à sua exumação a público em 2008, sua face deteriorada foi coberta com uma máscara de silicone.
Imagem subliminar de Cristo aparecendo em um flash, uma evocação do Sudário Turin.Mesma imagem obtida pelo negativo.

Para a capa e sua ligação com a Cruz de Lorraine, o vídeo da "Personal Jesus" também anuncia a ressurreição dos ideais do Celebritarianismo, embora a representação apenas fixe os carismáticos líderes políticos aqui. Muito como no cenário da turnê Guns, God and Government, fotos de pessoas como Cristo, Kennedy, Hitler e outros “Pais das Nações” são projetadas no fundo do palco e aparecem até mesmo em flashes subliminares. Enquanto Manson insiste no fato de que ele não banca o Jesus aqui, seu estigmata fatalmente evoca uma versão ressucitada da sua ressurreição celebritariana que foi crucificada no vídeo da "Coma White," e visto apodrecendo em sua cruz na capa do "Holy Wood," mas de um jeito mais sutil.

Imagem subliminar e projeção de fundo de John Fitzgerald Kennedy, ainda outra assimilação de JFK com a figura de Cristo.
(Para mais do impacto de Kennedy na criação do Manson, leia a seção King Kill 33° do NACHTKABARETT)
Manson zombando 'O Dia que o Palhaço Chorou' em frente da mesma imagem projetada ao fundo. Imagem subliminar de Hitler, o "Fueher"
Projeção de fundo de Joseph Stalin, o "Pai das Nações" Imagem subliminar de George W. Bush.
Benito Mussolini, Il "Duce" (o Chefe).Mahatma Gandhi, que significa "Pai"

 

"Foi também um desafio fazer um vídeo de uma música que contém a palavra "Jesus" sem cair no óbvio e clichê. Eu passei três dias gravando e até fiquei um pouco doente por isso. Há paredes gigantes de fogo, cavalos mecânicos e mulhers-cavalo semi nuas do apocalipse correndo atrás de mim..."

ENTREVISTA PARA REVISTA FRANCESA Rock Mag, Outubro de 2004.
Tradução por Gilles R. Maurice.

 

Corrupção re-interpretada e embebedada de pecado de Manson das quatro mulheres-cavalo do Apocalipse no vídeo da "Personal Jesus." Cada uma das quatro "Prostitutas da Babilônia" representam uma das quatro mulheres-cavalo do Livro do Apocalipse, com as cores correspondentes intactas. Cada uma também pode ser vista como uma representação da Prostituta da Babilônia, que é frequentemente descrita cavalgando na primeira besta do Apocalipse.
E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso, e para vencer.
Apocalipse 6:2
E saiu outro cavalo, vermelho; e ao que estava assentado sobre ele foi dado que tirasse a paz da terra, e que se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada.
Apocalipse 6:4
Duas ilustrações da cena dos Quatro Cavalos. Esquerda: xilogravura por Dürer. Direita: Vitrais de uma catedral na França.
[...] e eis um cavalo preto e o que sobre ele estava assentado tinha uma balança na mão.
Apocalipse 6:5
E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra.
Apocalipse 6:8
Esquerda: Screenshot do vídeo da "Personal Jesus" – Direita: Screen de um comercial de uma famosa companhia de Lingeries, a Agent Provocateur, estrelando Kylie Minogue correndo num cavalo mecânico com roupas íntimas. É para mencionar que Dita também é uma embaixadora da marca e também estrelou um comercial hilário, intitulado "She's Lost Control," na qual ela tem um fetiche intercurso com um sósia do presidente Bush.